O escritor maranhense Marcos Soares Brasil, que também é publicitário e professor de oratória, lançou a obra Eu Nasci de Novo (seu décimo sexto livro) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O lançamento aconteceu ontem, quinta-feira (16), e contou com a presença de autoridades políticas entre elas os deputados estaduais Jota Pinto, João Batista Segundo e Fabiana Vilar, profissionais liberais, líderes religiosos, parentes e amigos do escritor, que nasceu em Colinas.
O evento teve uma organizada e emocionante programação, com músicas, discursos, palestra do autor, além de concorrido momento dos autógrafos e coffee break.
Nos agradecimentos, Marcos Soares fez questão de destacar o apoio total da presidenta da Assembleia Legislativa, a deputada Iracema Vale.
O livro é um poderoso testemunho de cura de tetraplegia, em função de trauma na medula espinhal sofrida pelo autor. No dia 20 de julho de 2019, Marcos Soares sofreu um grave acidente enquanto dormia (ele era passageiro da empresa Guanabara). O motorista provavelmente “dormiu na direção” e o ônibus bateu na traseira de um caminhão. Em fração de segundos, o escritor foi lançado para frente e para trás (efeito chicote) e teve quebra de pescoço (lesão medular).
Após ser “socorrido” em Caxias (o acidente foi próximo da rodoviária da referida cidade), Marcos foi levado para Teresina , dando entrada no hospital Itacor. Ali foi diagnóstico com tetraplegia traumática incompleta secundária, com nível sensitivo C5, motor C6 à esquerda, neurológico C5 AIS-D, edema medular a nível de C5-C6 na fase aguda / mielopatia compressiva de C4-C7 por transtornos discais.
Mas, após operação de artrodese e de intensos trabalhos de fisioterapia (durante vários meses), Marcos Soares Brasil milagrosamente voltou a andar. Assim escreveu na apresentação de Eu Nasci de Novo, o neurocirurgião paulista Maurício Giraldi (quem o operou): “Marcos Soares Brasil superou todos os desafios e hoje (fevereiro de 2024) apresenta uma impressionante recuperação de seus movimentos: trabalha e vive com intensidade sua vida; enche de orgulho a todos que participaram de sua reabilitação. Marcos é o exemplo de resiliência, de superação, de vontade de viver e nunca desistir de suas metas e sonhos.”