A matéria publicada pelo Estadão, destacando a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, em decisões que afetam diretamente o cenário político no Maranhão, vem ganhando ampla repercussão em diversos veículos da imprensa brasileira.

No BOL UOL, por exemplo, a reportagem intitulada “Dino decide contra adversário de seu grupo no Maranhão e abre disputa local”ressaltou como a decisão tomada em fevereiro, em um processo envolvendo indicação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), lançou as bases para um intenso embate regional, aprofundando divisões entre os grupos políticos liderados por Dino e o governador Carlos Brandão.
Outros veículos que também repercutiram o caso, destacaram os fortes vínculos de Dino com o grupo político ao qual já pertenceu. O ministro então assumiu a relatoria do processo, votou de forma contrária ao indicado por Brandão ao TCE-MA e voltou a alimentar a disputa interna no estado. A decisão paralisou a nomeação do advogado Flávio Costa, amigo pessoal do governador.
O grupo de Dino é representado pelo deputado estadual Othelino Neto e pela senadora Ana Paula Lobato, que recentemente assumiu o comando do PSB no Maranhão, enfraquecendo Brandão dentro do partido.
Adversários acusam Dino de usar sua posição no STF para fortalecer aliados, enquanto seu gabinete nega qualquer irregularidade e afirma que os processos foram distribuídos por sorteio e são conduzidos de forma técnica.
Na semana passada, o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) levou o tema à Câmara federal, acusando Dino de abuso de poder e de agir politicamente em processos judiciais que impactam diretamente o equilíbrio de forças no Maranhão. (Reveja)
Confira nos clicando aqui e nos links a repercussão nacional sobre o assunto



