A Comissão Provisória Municipal do Partido Social Democrático – PSD, protocolou na Justiça Eleitoral, na última sexta-feira, 29, com pedido de retotalização de votos proporcionais para o cargo de vereador após as eleições em Santo Amaro, distante a 251 km da capital maranhense.
No seu pedido, assinado pelo advogado Thiago de Azevedo Silva, a legenda esclareceu que a Câmara santamarense conta, atualmente, com 11 vereadores, mas o número de cadeiras na Casa foi fixado com base em estimativas populacionais que não se concretizaram. (Veja aqui a petição)
Menos de uma semana após protocolar ação que pedia a recontagem, o Presidente do PSD pediu desistência.
Importante, ressaltar que Santa Amara do Maranhão estar na relação dos municípios em que o Ministério Público Eleitoral (MPE) não se manifestou sobre o imbróglio que envolve 14 cidades maranhenses que tiveram perdas populacionais no censo de 2022, o que poderia ter acarretado em perdas de vagas nas Câmaras Municipais dos respectivos municípios.
Uma decisão liminar proferida pelo TRE-MA na semana passada, contrariando decisão de base do Juízo Eleitoral de Nova Olinda do Maranhão, impediu a recontagem de votos naquela cidade. (Reveja aqui)