Os principais partidos do governador Carlos Brandão ficarão em Vargem Grande nas eleições de 2024 no comando da oposição.
O PSDB partido do coração e que por anos Brandão foi filiado, é atualmente presidido no estado pelo Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira. Em Vargem Grande a sigla é presidida pelo pré-candidato a prefeito do campo oposicionista, Dr. Caçula, que, inclusive é aliado de primeira hora da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB).
O MDB em Vargem Grande é historicamente presidido pelo ex-prefeito e também pré-candidato Dr. Miguel.
A legenda atualmente é presidida no estado pelo irmão do governador, o empresário Marcus Brandão, que chancelou os pedidos da deputada federal Roseana Sarney e do secretário executivo do Ministério das cidades, Hildo Rocha, pela permanência de Dr. Miguel e seu grupo no comando emedebista de Vargem Grande.
O PSB agora controlado no estado por Brandão e Iracema Vale, em Vargem Grande tem diretório presidido pelo Professor Emanuel Messias com vigência até 2025.
A legenda continuará com o mesmo comando e na hoste oposicionista, devendo haver sob a articulação de Iracema Vale, novas filiações.