Deputada federal pelo PL conversou na manhã desta sexta-feira (7) com o jornalista Clóvis Cabalau no quadro “Bastidores”, do Bom Dia Mirante, da TV Mirante.
Em entrevista ao Jornal Bom Dia, da TV Mirante, que foi ao ar na manhã desta sexta-feira (07), a deputada estadual Maria Deusdete Lima Cunha Rodrigues, conhecida como Detinha (PL), agradeceu o apoio da população maranhense pela votação que a elegeu para o mandato de deputado federal a partir de 2023.
Entrevistado pelo jornalista Clóvis Cabalau, no quadro Bastidores, a parlamentar ressaltou que sua vitória se deve ao fato de os eleitores acreditarem na pauta que defenderá na Câmara e atribuiu sua expressiva votação ao histórico de trabalho iniciado desde o primeiro momento em que ingressou na vida pública, com a eleição de prefeita do município de Centro do Gulherme, em 2008.
“Tenho histórico de trabalho. Fui gestora durante oito anos na cidade de Centro do Gulherme e sai com 90% de aprovação naquele município. Fui a mais votada em 2018 como deputada estadual e fiz um mandato focado no municipalismo”, frisou.
Detinha, que foi eleita deputada federal com 161.206 votos, a mais votada do Maranhão nestas eleições, afirmou que pretende ser a representante não só das mulheres, mas dos municípios maranhenses, na Câmara Federal.
A deputada também destacou o papel do marido, Josimar no pleito deste ano, que como ela, se elegeu deputado federal, sendo o primeiro casal alcançar uma votação expressiva para o Congresso Nacional. Ela comentou ainda a participação do grupo no segundo turno das eleições e comemorou o desempenho do PL na disputa por vaga na Assembleia Legislativa.
Quem é ela?
Maria Deusdete Lima Cunha Rodrigues, conhecida como Detinha, natural de Carius-CE, é graduada em Serviço Social, presidente estadual do PL-Mulher, casada com o deputado federal Josimar Maranhãozinho e mãe de três filhos.
Em 2005, Detinha iniciou sua trajetória política quando assumiu a Secretaria de Assistência Social do município de Maranhãozinho, onde desenvolveu importantes projetos.
Em 2008, foi convidada a disputar as eleições municipais para o cargo de prefeita, no município de Centro do Guilherme (vizinho a Maranhãozinho) e foi eleita com 52% dos votos. Durante a sua gestão, conseguiu elevar a posição nacional quanto aos índices de desenvolvimento no município. Resultado alcançado a partir de uma política de forte impacto social, com serviços essenciais nas áreas de infraestrutura, políticas de saúde e educação, que possibilitaram o desenvolvimento de Centro do Guilherme. Em razão de todo esse trabalho, disputou a reeleição em 2012, sendo reeleita com 82% dos votos válidos.
Após a experiência como gestora, em 2016, ampliou o seu trabalho social nos municípios acompanhando o seu esposo, deputado Josimar Maranhãozinho, na formulação de políticas públicas para as cidades maranhenses. Dessa forma, comprovou a sua capacidade técnica, político-administrativa e com forte disposição para seguir trabalhando pelo Estado do Maranhão com a mesma característica, sua política de compromissos voltada para o desenvolvimento socioeconômico e fortalecimento dos municípios.
Em 2018, Detinha disputou as eleições concorrendo ao cargo de Deputada Estadual, onde conseguiu com êxito a vitória, sendo a deputada estadual mais bem votada das eleições desse ano, com o total de 88.402 votos.