O atacante maranhense Galeno fez a sua estreia com a camisa da Seleção Brasileira na noite desta terça-feira (26), no empate por 3 a 3 diante da Espanha, em amistoso realizado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. Mesmo entrando em campo apenas aos 36 minutos do segundo tempo, Galeno teve participação decisiva no empate do Brasil, sendo derrubado na grande área pelo lateral espanhol Carvajal e sofrendo o pênalti que originou o terceiro gol brasileiro, marcado por Lucas Paquetá.
Logo após o amistoso em Madrid, Galeno utilizou as redes sociais para comemorar a sua primeira partida pelo Brasil e fazer uma dedicatória especial ao pai, que morreu quando o atacante tinha apenas oito anos.
“Obrigado, meu Deus. Sonho de criança se realizou. Pai, tudo é para você, por você e pela nossa família. Sei que está orgulhoso daí de cima, obrigado por tudo, seu nome será lembrado para sempre. Vamos, meu Brasil!”, escreveu Galeno, que utilizou a camisa 22 nos amistosos do Brasil nesta Data FIFA.
De Barra do Corda para o mundo
Nascido em Barra do Corda, município a 462 km de São Luís, Galeno não teve passagens por clubes maranhenses e foi revelado nas categorias de base do Trindade-GO, onde também disputou os seus primeiros compromissos como profissional. Depois de uma rápida passagem pelo Grêmio Anápolis, o atacante maranhense foi contratado pelo time B do Porto com apenas 19 anos.
Sem espaço na equipe principal do Porto, Galeno atuou por empréstimo no Portimonense e no Rio Ave, até acertar com o Braga, onde teve um desempenho excepcional em duas temporadas e meia. Com o sucesso no Braga, Galeno foi recontratado pelo Porto em janeiro de 2022 e, desde então, se tornou um dos pilares do ataque dos Dragões.
Na temporada 2023/24, Galeno já disputou 36 partidas pelo Porto, com 13 gols marcados e 11 assistências. O atacante maranhense é o vice-artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, com cinco gols, atrás apenas de nomes consagrados do futebol mundial, como Harry Kane, Kylian Mbappé e Erling Haaland. Do Imirante