Prefeito candidato à reeleição em São José de Ribamar participou de sabatina da TV Mirante
Durante a sabatina da TV Mirante com os candidatos a prefeito de São José de Ribamar, o convidado desta terça-feira (20), Júlio Matos – Dr. Julinho, do Podemos, defendeu sua atuação no comando da prefeitura ribamarense. O prefeito, candidato à reeleição, disse que a cidade balneária teve um crescimento em várias áreas sociais.
“A vontade de ver a nossa cidade desenvolver faz com que a gente participe, como eu participava anteriormente, muitas vezes, pra que eu pudesse desenvolver e crescer uma cidade próspera para minha gente”, disse o candidato.
Na entrevista ao Bom dia Mirante, liderada pelos apresentadores Clóvis Cabalau, Vanessa Fonseca e Carla Lima, Dr. Julinho falou de assuntos referentes à metropolização, infraestrutura e escolas em tempo integral.
Ao falar sobre a adaptação do município para atender o aumento da demanda da população, Dr. Julinho explicou que São José de Ribamar foi a cidade que teve o terceiro maior crescimento populacional do Maranhão, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, e corresponde, atualmente, a mais de 244 mil habitantes.
“Se você tiver 10 filhos, tiver um salário de 5 mil e crescer mais 10 filhos, vai ficar com um prejuízo muito grande. São José de Ribamar é uma cidade que teve um censo que não foi passado pro Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas o que importou na minha gestão? Os técnicos, secretários competentes, uma gestão arrojada e estamos aí crescendo e prosperando nossa cidade”, frisou.
Veja outros pontos abordados na sabatina:
Infraestrutura
Em relação à infraestrutura, Julinho afirma que a cidade teve um crescimento na área da mobilidade urbana desde que assumiu o cargo de chefe da cidade.
“Eles (a população) têm toda a garantia da cobrança, porém nós temos avançado muito. Para se ter uma noção, nós já temos, praticamente, 90 km de pavimentação, entre asfalto e blocos. Lógico que a gente não consegue transformar uma cidade destroçada em 3 anos e 7 meses, mas nós temos crescido muito, tem muitos bairros afastados. Falta ainda a gente construir 45 km de asfalto até o fim do meu mandato e 15 km de bloco, já está no orçamento e vamos continuar fazendo. Não dá pra fazer Ribamar inteiro, mas eu tenho certeza que as pessoas sabem que Ribamar cresceu muito em termos de pavimentação”.
Falta de recursos
O candidato afirma que os recursos do FPM são muito pequenos e não dão para avançar nas obras do município. Por isso, conta com recursos de emendas parlamentares.
“Hoje, o km de asfalto com sarjeta e meio-fio custa em torno de um R$1,5 milhão, porém o nosso asfalto são verbas oriundas do governo federal com ajuda de deputados federais. O FPM é muito pequenininho, visto que passamos de 170 mil para 244 mil habitantes.”
Obras do PAC
“Recebemos R$2 milhões do PAC para registro de imóveis, recebemos também 645 mil para compra de veículos e fomos sorteados com 14 milhões 350 mil para construção de um centro comunitário de vivência. Tivemos a sorte de termos entrado no PAC.”
Educação
“Para se ter uma noção, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi a maior nota foi a maior nota da história da gestão de São José de Ribamar, que é 5.7. Então, em termos de Ideb, de vinte escolas sorteadas, nós temos sete escolas. O Liceu foi campeão 7.6, depois o Liceu II, com sete 7.3, portanto nós estamos desenvolvendo muito na educação. Nosso Ideb deve ser exatamente o estímulo do salário [dos professores], que o nosso salário é o melhor do Brasil. Somos campeões do Ideb na grande ilha”
Escola em tempo integral
“O prefeito que coloca psicólogo, psicopedagogo, assistente social, nutricionista, monitor, tutor, dá o maior salário da história do Maranhão não é um bom gestor? Nós temos um cursinho, onde nós mandamos buscar o jovem, mandamos deixar, damos merenda, damos fardamento, damos livro, tudo isso em busca de melhores dias porque a educação é o pilar da nossa sociedade. Estamos muito satisfeitos com a nota do Ideb e do Saeb”.
Metropolização
“A metropolização existe teoricamente, porém na prática não funciona. É difícil o prefeito sentar, a diretriz seria o estado. Eu acho que não avançou devido a essas condições. Acho que devia ser muito partilhado, mas a gente tenta contatar com outros prefeitos”.
Saúde
“A nossa saúde hoje vem gente do Espírito Santo para ver como a gente tá fazendo a nossa maternidade. Terminamos de inaugurar agora o Centro Especializado em Reabilitação (CER), para pacientes com deficiência, inauguramos o centro de imagem com tomografia, mamografia digital, raio x, holter e mapa. Nossa maternidade recebe quase todo mundo da Ilha, temos hoje 38 Unidades Básicas de Saúde reformadas. Lógico que, eventualmente, um colega médico falta, mas tivemos até hoje muitos profissionais para atender a população”, ressaltou o candidato.