Um vídeo chocante, publicado nas redes sociais, por estudantes, expôs as condições deploráveis da Escola Municipal Simone Macieira, localizada no bairro da Cohab em Santa Inês. Esgotados de tantos descasos, os estudantes gravam vídeo denunciando as péssimas condições e a falta de estrutura na escola, em um ato de indignação com a situação. As imagens mostram salas de aula com janelas e portas quebradas, teto caindo, paredes sujas, banheiros sem funcionar, bebedouros em péssimas condições para uso, uma estrutura totalmente deteriorada, refletindo um cenário de completo abandono e descaso.
Os alunos que gravaram o vídeo, na esperança de chamar a atenção das autoridades responsáveis, ironizam em sua fala: “está caindo quase tudo e ainda estão falando que a escola está reformada” o que deixa claro com as imagens, a negligência e falta de compromisso com a educação.
O que se pode concluir com essas imagens chocantes, é que, enquanto as escolas estão caindo aos pedaços, o atual prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, está mais preocupado com sua campanha política, com sua busca desenfreada por uma reeleição, e o intrigante é que esse “gestor” passou quatro anos e nada fez, e quer mais quatro para continuar com descasos como o da educação refletido a atual realidade neste vídeo denunciado pelos alunos da rede de ensino da cidade.
As escolas, que deveriam ser um local seguro e adequado para o aprendizado, se tornaram, segundo as imagens do vídeo dos estudantes, um reflexo do descaso do governo municipal. As imagens mostram não apenas a precariedade das instalações físicas, mas também a falta de recursos básicos, como uma limpeza adequada.
O prefeito deveria estar focado em melhorar a educação e garantir condições dignas para os estudantes, mas parece que ele só se importa com votos. Enquanto isso, os estudantes continuam em um ambiente sujo e precário.
Veja o vídeo em que jovens estudantes de Santa Inês reivindicam a liberdade e o direito de terem uma escola digna para estudar: